sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dica do dia: Como fazer seu batom durar o dia todo

Muitas mulheres se sentem extremamente frustradas ao perceber que o batom das oito da manhã já não está mais lá por volta das dez.
Em brunchs, reuniões com comida ou mesmo um happy hour, a situação se agrava: o batom é o primeiro que diz adeus, em copos e guardanapos...

Mas eis aqui um jeito de contornar  a situação e garantir aquela cor por muuuuito mais tempo! Santa comodidade, batman!




- Lápis de boca/Lipstain
Contorne os lábios com um lápis de boca de cor semelhante ou mais escura que seu batom. Na falta de muitas cores, um lápis cor de pele ou cor de boca também dão conta do serviço. Mas não basta apenas contornar: preencha os lábios com o lápis também. Pra quem tem bocas pequenas e finas e gostariam daquela turbinada, preencham levemente por fora, mas nada de exageros!!
A novidade agora são os lipstains ou lipmarkers. Parecem com aquelas canetinhas grossas de marcatexto e não saem por nada. Se você tem uma dessas, aposte nela! Não conheço nenhuma marca popular de lipstain, por isso o lápis é uma das pedidas mais comuns.

- Batom
Prefira os batons com hidratantes, vitaminas, ceras e óleos. Passe seu batom normalmente.

- Pó translúcido/blush e papel higiênico
Aqui vem uma das partes do segredo. Tenha em mãos um lencinho de papel fino ou um quadradinho de papel higiênico. Em geral, o papel higiênico tem as folhas duplas. Pra esse truque, destaque uma folha da outra, ficando com uma folha simples. Coloque o papel sobre os lábios e passe blush ou pó translúcido sobre o próprio papel (com uma esponjinha ou pincel), de forma que esse papel haja como um filtro. Cuidado para não aplicar pressão demais, ou pode rasgar! Retire o papel e você vai notar que o batom ficou o famoso "matte", sem brilho. Se esse é o efeito que você quer, pode parar por aqui!
Dependendo da cor do seu batom, você vai preferir usar o pó ou o blush. Não interfere muito, vai mais da preferência.

-Batom
Passe outra camada de batom por cima, para evitar que o pó resseque demais a sua boca. Para evitar batom nos dentes, tem as famosas dicas: "mordida de banguela" num lencinho ou tirar o excesso com o dedo na horizontal.



-Corretivo
O corretivo é usado por fora do contorno da boca, tanto para favorecer o formato, quanto para evitar que o batom saia de onde você quer que ele fique. Contorne preferencialmente os cantos da boca e tenha certeza de deixar tudo muito discreto: nada de marcas mais claras ao redor da boca!

Todos esses passos são ótimos pra quem tem tempo ou pra quem vai pra uma festa em que o batom terá que aguentar muito! Pro dia a dia, você vai notar que o lápis de boca + batom já seguram até a próxima retocada.

Em geral o gloss diminui a duração do batom pois acaba facilitando que saia em guardanapos e bebidas. Vale muito bem lembrar também que não se deve usar gloss caso você vá ficar exposta ao sol (praias, campos abertos ao meio dia...) pois acaba favorecendo que os lábios ressequem loucamente, podendo até causar queimaduras.

E com tudo isso, seu batom deve durar bem mais. Sempre tenha também um hidratante labial na bolsa, pois não adianta nada ter a cor ali se sua pele não está saudável. ;)