segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Experiência: Máscara Hidratante Caseira

Eu sou fã de receitinhas caseiras para a pele, as faço mais por diversão do que necessidade, mas dessa vez foi um pouco diferente. Eu estou fazendo um tratamento para acne com ácido, então minha pele acaba ficando mais seca do que o normal, pra quem sempre teve pele oleosa e costuma fugir da hidratação, isso foi um baita problema, já que eu simplesmente NÃO TENHO produtos hidratantes para o rosto em casa.
Eis que meu rosto estava descamando hoje cedo e eu pensei "acho melhor arranjar uma máscara de hidratação". É comum ouvirmos dizer que alguns tratamentos secam tanto a pele que causam o efeito contrário: ao invés de prevenir as espinhas, acabam por causá-las, já que o corpo produz oleosidade excessiva tentando hidratar a pele novamente. Isso é verdade e, na falta de oportunidade para sair e comprar um produto específico para esta função, resolvi caçar alguma receitinha na internet.
Acabei por esbarrar nessa receita aqui:
-Duas colheres de azeite de oliva
-Duas colheres de mel
-Três colheres de açucar

Como eu conheço a boa fama destes três ingredientes (azeite de oliva é um ótimo hidratante, limpa a pele e, pasmem! Também funciona como demaquilante para maquiagem à prova d'água. O mel é um ótimo agente contra a oleosidade excessiva e as malditas espinhas e açucar um poderoso esfoliante), resolvi dar uma chance, parecia promissor e bem divertido.
Segui a receita e comecei a perceber que seria meio complicado espalhar a máscara pelo rosto, já que o negócio começou a virar uma massinha consistente que não parava quieta nos meus dedos. Tentei, tentei, mas o negócio escorregava no rosto, escorregava nos dedos e não ficava em lugar nenhum. Acabei por fazer bolinhas com a mistura e colar cada uma em uma parte do rosto.
Durante a tentativa frustrada de espalhar, acabei percebendo que a máscara funcionava como um bom esfoliante, não raspou a pele (a última coisa que eu precisava) e deu um bom resultado. Acabei por esfregar um pouco nos lábios também, que andam meio secos e descamados. Também funcionou legal.
Tentei deixar a máscara pelo máximo de tempo possível (20 minutos), mas eventualmente ela começou a escorrer e eu tive que remover com água morna.
Achei o resultado digno. Não chegou a resolver 100% a secura da minha pele, mas já está bem melhor do que estava mais cedo. Pensando que todo mundo tem esses 3 ingredientes em casa, vale a pena experimentar se você não outra alternativa e a situação está tensa. :P minha pele ficou mais macia e lisinha.
A cozinha está cheia de ingredientes que dão boas máscaras, é só dar uma procurada numa que se enquadre no que você quer! Lembrando também que a Evelyn já deixou aqui a receita da maravilhosa máscara de iogurte natural, que eu também pretendo usar para ver se resolve a descamação da minha pele. Só procurar nos posts antigos ou na nuvem de tags. Boa sorte e até a próxima!