quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dica do dia: Cuidados com a lavagem dos cabelos

Passei boa parte da vida achando que eu tinha cabelos extremamente secos por causa das pontas.
Acabou que, por eu sempre ter lavado os cabelos diariamente, e com uma quantia considerável de shampoo toda vez, era eu que deixava a situação crítica! Sempre que você lava, tira a oleosidade natural e protetora do couro cabeludo, obrigando a pele a produzir incansavelmente mais, à medida que você retira.

Ou seja, quanto mais você lava o cabelo, mais a raiz fica ressecada e mais ela produz os óleos pra te proteger. É o típico problema de muita gente: as pontas como o deserto do Saara e a raiz como a floresta amazônica.

E a solução é simples e extremamente eficaz: NÃO lave os cabelos com shampoo todos os dias!
Mesmo os cabelos naturalmente oleosos devem lavar dia sim, dia não, com shampoo.
A água morna retira oleosidade, portanto nos dias que você não usar shampoo, enxágue os cabelos com água morna, só isso. A princípio, a pele continuará produzindo a mesma oleosidade, mas com esse tratamento, a tendencia é diminuir com o tempo. Quando lavar com shampoo, enxágue com água levemente fria.

A quantidade de shampoo varia de acordo tanto da consistência do produto quanto do comprimento do seu cabelo. Mas, em geral, para cabelos curtos usa-se o equivalente a uma moeda de 50 centavos. Cabelos médios e longos, uma moeda de 1 real. Espalha-se o shampoo pelas mãos, tipo quando você vai passar creme no corpo, e aplica-se o só na raiz. Não há necessidade de passar nas pontas, muito menos esfregá-las. Quando você enxaguar, o produto vai escorrer pelo comprimento dos fios, carregando as impurezas dali naturalmente, funcionando como um detergente.

Talvez com essas dicas você descubra que, na verdade, seu cabelo nem era seco como pensava. Além disso, evitar o shampoo-nosso-de-todo-dia também previne certos tipos de caspa e outras doenças que surgem do fato de retirarmos demais as proteções naturais do corpo. Lavar compulsivamente é tão ruim quanto nunca lavar, ache o meio termo! ;)