segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dica do dia: máscaras caseiras

Como a Jéssica já disse, as máscaras caseiras para rosto podem e são feitas com os ingredientes da sua cozinha.
Mas várias vezes nos deparamos com dúvidas como:
Pra quê serve tal ingrediente? Como fazer uma máscara personalizada para o meu tipo de pele? Como fazer a máscara ficar mais consistente? Como fazer ela ficar menos consistente?


Bom, vamos então aprender a misturar os ingredientes mais apropriados pro seu próprio tipo de pele!
Personalizar os produtos que você usa no rosto pode melhorar não apenas a aparência, mas deixá-la bem mais saudável e evitar infecções, descamações e acne.

Azeite de oliva extra virgem
Já dizia a minha dermatologista que azeite de oliva faz bem, especialmente para peles secas e extra secas. Além disso, o azeite remove resíduos de maquiagem à prova d'água e não obstrui os poros! Ele também é ótimo para tirar o excesso de spray de cabelo do penteado quando você volta daqueeela festa.
Pode ser aplicado sozinho no rosto com um algodão quando você sente a pele repuxar de desidratação. Pra dica do cabelo, basta embeber um pente em azeite e passar gentilmente pelos fios.
Para peles secas, coloque pelo menos metade da mistura de azeite extra virgem. Peles mistas e oleosas podem diminuir a proporção para um terço.

Mel
Um dos únicos alimentos que jamais estragam, o mel tem propriedades antibactericidas que prometem deixar a pele lisa, macia e hidratada. Pode ser adicionada nas máscaras para engrossar a mistura, ou ser aplicada em pequenas regiões do rosto que estejam sofrendo de acne frequentemente. A quantidade de mel a ser adicionada na sua mistura vai depender da consistência dos outros ingredientes. A máscara tem que ser densa o suficiente para não escorrer do rosto e leve o suficiente para ser aplicada uniformemente. Ideal para qualquer tipo de pele.

Chá verde
Além de diminuir o inchaço do rosto, a máscara contendo chá verde possui antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, clareiam e uniformizam a pele, reduzem vermelhidão e gentilmente renovam a pele. É ótimo pra tirar aquela cara de gripe, ou aquela cara de dormi-tarde-acordei-cedo. Você pode adicionar na mistura da máscara para deixá-la mais líquida, ou aplicar sozinho no rosto com algodão. Ideal para todos os tipos de pele.

Abacate
Juntamente com azeite de oliva, são a festa pra quem tem a pele extra seca. Abacate é um dos alimentos mais completos com alto teor de lipídeos que hidratam tanto os cabelos quanto a pele, além das vitaminas.
Basta triturar e passar nas áreas problemáticas. Sim, até mesmo nos cotovelos!

Aveia em flocos
Um anti-inflamatório perfeito para a pele. Ideal para peles sensíveis a produtos industrializados demais, para amenizar alergias tópicas, para alisar e combater descamação... Basta adicionar um terço ou mais na sua mistura de máscara. Pode ser usado sozinho também com um pouco de água morna, como se fosse seu sabonete esfoliante. Ideal para todos os tipos de pele.

Clara de ovos
Recomendado para quem tem cicatrizes de queimadura, acne, seja o que for. A clara de ovo ameniza a aparência e ajuda na recuperação, tonificando e melhorando a textura. Pode ser misturado na máscara, ou usado sozinho. Caso prefira usar apenas a clara, aplique no rosto e espere secar. Depois, enxágue com água morna.

Limão
Muuuito cuidado com limões. Não saia ao Sol com uma máscara ácida no rosto jamais!
Dado o aviso, o suco de limão é muito bom para deixar brancas as unhas amareladas, deixar o cabelo mais sedoso e alisar peles em descamação. Não é necessário usar muito, algumas gotas bastam na máscara para rosto.

Iogurte Natural
Principal componente contra o envelhecimento precoce, rugas e cicatrizes de acne. É o famoso creme anti-idade. Além de tudo isso, clareia, hidrata e uniformiza a pele. Ideal para todos os tipos de pele. Tutorial para fazer seu próprio iogurte caseiro aqui).

Escolhidos seus ingredientes, misture numa vasilha e teste a consistência.
Caso esteja muito denso, adicione água ou chá verde.
Caso esteja muito líquido e você não queira colocar mel, ou aveia, adicione farinha de trigo ou amido de milho até a consistência desejada.

Em breve postarei mais ingredientes que podem ser utilizados em máscaras de tratamento e suas funções. Lembre-se de jamais colocar no rosto um ingrediente o qual você seja hipersensível! Brinque de misturar e criar suas próprias máscaras de acordo com o que funciona melhor com você.
Sua pele e saúde agradecem :)